Comunicado diz que mais sete cidades da região também foram retomadas.
Coalizão liderada pelos EUA auxiliou na ofensiva com 26 ataques aéreos.
As forças iraquianas retomaram o controle da cidade de Al Baghdadi, no oeste do país, asseguraram nesta sexta-feira (6) os militares americanos a mando da coalizão internacional contra o grupo Estado Islâmico (EI).
Esta cidade, vizinha de uma base aérea que abriga soldados americanos, tinha caído nas mãos de combatentes jihadistas em meados de fevereiro."As forças de segurança iraquianas e as milícias tribais conseguiram livrar Al-Bagdhadi do EI, recuperando o posto da polícia e três pontes sobre o [rio] Eufrates" que o grupo jihadista ocupava "desde setembro", indicou a coalizão em um comunicado.
"Além disso, as forças iraquianas, com o apoio da coalizão, conseguiram expulsar o EI de sete cidades no noroeste de Al-Baghdadi, na caminho de Haditha", destacou o comunicado.
A coalizão ajudou as forças iraquianas efetuando 26 ataques aéreos em 22 de fevereiro, no início da contra-ofensiva iraquiana.
Segundo a mesma fonte, ela também pôs à disposição conselheiros militares para ajudar o estado-maior iraquiano que dirigiu a operação.
Al-Baghdadi está a cerca de 8 km da base aérea de Al-Assad, onde 300 militares americanos se encontram neste momento treinando forças de segurança iraquianas.
Da France Presse / G1