O resultado oficial não havia sido confirmado pelas autoridades eleitorais até a noite de domingo – o vencedor da disputa tampouco havia se pronunciado.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — A oposição venezuelana saiu vitoriosa nas eleições para governador no estado de Barinas, berço do ex-presidente Hugo Chávez, pondo fim a um período de 22 anos em que familiares do líder bolivariano estiveram à frente do governo estadual.
A disputa deste domingo foi realizada após a Justiça, alinhada ao chavismo, anular o pleito realizado no último mês de novembro, quando os resultados indicavam uma vitória da oposição.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, os eleitores de Barinas elegeram o candidato Sergio Garrido, representante da Mesa Democrátiva Unida (MUD), partido de oposição apoiado pelos EUA.
O resultado oficial não havia sido confirmado pelas autoridades eleitorais até a noite de domingo – o vencedor da disputa tampouco havia se pronunciado.
Por sua vez, o candidato do Partido Socialista Unido da Veneuela (PSUV) e chanceler do país, Jorge Arreaza, reconheceu a derrota. "A informação que recebemos de nossas estruturas do PSUV indicam que, ainda que tenhamos aumentado nossos votos, não conseguimos alcançar o objetivo. Agradeço de coração à nossa militância heroica.
Seguiremos protegendo o povo barinês em todos os espaços", ele escreveu no Twitter.
A disputa em Barinas foi marcada pela anulação do resultado original em novembro pelo Tribunal Supremo de Justiça, ligado ao ditador Nicolás Maduro, sucessor de Chávez. Na ocasião, a corte também decidiu que o candidato opositor Freddy Superlano, que estava à frente na apuração, não poderia concorrer no novo pleito por ele ser acusado de corrupção.
Com o reconhecimento da derrota pelo chavismo, a oposição deverá assumir o governo do estado natal de Chávez (1954 - 2013). O PSUV governava Barinas desde 1998.
0 commentarios:
Postar um comentário