A rodada de quinta-feira não teve grandes surpresas, com destaque para o resultadaço da Hungria e a liderança da Finlândia
A Data Fifa começou na Europa com uma coleção de partidas pelas eliminatórias da Euro 2024. Deu a lógica na maioria dos confrontos. Favoritas como França, Holanda e Dinamarca venceram com segurança. Alguns postulantes à classificação também conseguiram resultados interessantes, em especial a Finlândia (frustrando o surpreendente Cazaquistão) e a Albânia. Ainda vale destacar a Hungria, que conseguiu o resultado de maior peso da noite, com um triunfo fora de casa contra a Sérvia. Vale lembrar que apenas os dois primeiros de cada grupo se classificam para a Eurocopa. Abaixo, um resumão:
Grupo B: França e Holanda sobram
A França dispara no Grupo B. Os Bleus receberam a Irlanda no Parc des Princes e os 2 a 0 no placar ficaram baratos. Aurélien Tchouaméni abriu o marcador com um lindo chute de fora da área e Marcus Thuram fechou a conta no segundo tempo, com seu primeiro gol pela seleção. Os irlandeses não ameaçaram tanto, mas Mike Maignan chegou a operar um milagre na segunda etapa. Já a Holanda anotou 3 a 0 sobre a Grécia logo no primeiro tempo. Todos os gols tiveram participação de Denzel Dumfries. Marten de Roon aproveitou uma cobrança de escanteio para guardar o primeiro, aos 17. O segundo pintou num avanço pela direita, em que Cody Gakpo dominou sozinho e fuzilou. Já no terceiro, Dumfries levantou e Wout Weghorst mergulhou de peixinho.
A França lidera com 15 pontos e 100% de aproveitamento. A Holanda chegou aos seis pontos, igualada à Grécia, mas com uma partida a menos. A Irlanda fica com três pontos. Gibraltar, que folgou na rodada, naturalmente é o lanterna com zero pontos.
Grupo E: Muito equilíbrio
A Polônia em teoria é a mais forte do Grupo E, mas conquistou apenas sua segunda vitória em quatro rodadas. Cumpriu sua obrigação, com os 2 a 0 para cima de Ilhas Faroe. Robert Lewandowski, pra variar, resolveu. Não foram os gols mais bonitos, já depois dos 28 do segundo tempo: o primeiro veio num pênalti e o segundo, num chute desviado que encobriu o goleiro. Ilhas Faroe terminou o jogo com míseras duas finalizações. Já a Albânia, dirigida por Sylvinho, conseguiu um bom resultado, com o empate por 1 a 1 na visita à República Tcheca. Václav Cerny anotou o primeiro para os tchecos e Nedim Bajrami empatou aos albaneses, numa pancada de fora da área que entrou no canto. Foi o único arremate da equipe em toda a partida.
O Grupo E fecha a rodada embolado. A República Tcheca fica com oito pontos, um a mais que a Albânia, ambas na zona de classificação. A Polônia precisará correr atrás do prejuízo, com seis pontos. Moldova é a surpresa com cinco. Na rabeira, Ilhas Faroe tem um ponto. Todos os times somam quatro partidas, na metade da campanha.
Grupo G: Hungria se agiganta
A Hungria conquistou um resultadaço para se isolar na liderança e se aproximar da classificação, num confronto direto. Os magiares derrotaram a Sérvia na casa dos oponentes, por 2 a 1, de virada. O primeiro gol dos sérvios foi contra, de Attila Szalai. A reviravolta aconteceu a partir dos 34 do primeiro tempo, com dois gols num intervalo de três minutos. Barnabás Varga empatou com um desvio na área e Willi Orbán também foi oportunista no segundo tento. No segundo tempo, os anfitriões buscaram o novo empate e pararam nas ótimas defesas do goleiro Dénes Dibusz. Os sérvios escalaram suas estrelas, com o trio ofensivo formado por Dusan Tadic, Dusan Vlahovic e Aleksandar Mitrovic.
No outro jogo, Lituânia e Montenegro empataram num movimentado 2 a 2, com todos os gols depois dos 25 do segundo tempo. Gytis Paulauskas fez o primeiro para os lituanos, os montenegrinos viraram com Nikola Krstovic e Stefan Savic, até que a igualdade se consumasse aos 49, com Fedor Cernych. A Hungria lidera o Grupo G com dez pontos. A Sérvia aparece logo atrás com sete pontos. Montenegro tem cinco pontos, contra dois de Lituânia e da folguista Bulgária.
Grupo H: Finlândia na ponta
O Grupo H foi o único com seis equipes a realizar suas partidas nesta quinta. O destaque fica com a líder Finlândia, em busca da segunda Eurocopa, que somou a quarta vitória em cinco rodadas. Os nórdicos derrotaram o ascendente Cazaquistão fora de casa, por 1 a 0, gol de Oliver Antman na reta final. A Dinamarca fez o básico nos 4 a 0 sobre San Marino. Os gols vieram com Pierre-Emile Hojbjerg, Joakim Maehle, Jonas Wind e Yussuf Poulsen. O destaque mesmo ficou com Christian Eriksen, responsável por três assistências – a mais linda numa bola sensacional de calcanhar. Outro duelo movimentado ocorreu na vitória da Eslovênia por 4 a 2 sobre a Irlanda do Norte. O ataque esloveno funcionou, com dois gols de Andraz Sporar e outro de Benjamin Sesko, que ainda deu duas assistências para o parceiro. Jonny Evans fez contra e também a favor, enquanto o outro norte-irlandês foi de Isaac Price.
O topo do Grupo H é da Finlândia, com 12 pontos. A briga ainda assim está apertada, com dez pontos da Dinamarca, além de nove para Eslovênia e Cazaquistão. A Irlanda do Norte está sem esperanças com três, enquanto San Marino obviamente continua zerado.
0 commentarios:
Postar um comentário