Tecnologia do Blogger.
30.9.23

Torcidas organizadas da Paraíba assinam TAC do Ministério Público por segurança nos estádios

 As torcidas organizadas se comprometeram a realizar, em até 90 dias, o seu cadastramento on-line e o cadastramento de seus torcedores e charangas no Sistema de Apoio ao Cidadão (SAC).

Seis torcidas organizadas dos times Atlético de Cajazeiras, Nacional Atlético Clube, Esporte Clube de Patos e Sousa Esporte Clube assinaram, nesta sexta-feira (29), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pela segurança nos estádios paraibanos que, entre as medidas, vai exigir o cadastramento dos membros dessas torcidas para o acesso aos estádios durante os jogos. O TAC foi proposto pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon).

As torcidas organizadas se comprometeram a realizar, em até 90 dias, o seu cadastramento on-line e o cadastramento de seus torcedores e charangas no Sistema de Apoio ao Cidadão (SAC), desenvolvido e disponibilizado pela Polícia Militar da Paraíba. Com as assinaturas dessas torcidas, hoje, o MPPB concluiu o ciclo de reuniões promovido com representantes de 22 torcidas organizadas do estado. Todas aderiram ao TAC.

O diretor-geral do MP-Procon e coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor/MPPB), promotor de Justiça Romualdo Tadeu, destacou que as torcidas que não realizarem o cadastramento de seus integrantes não poderão acessar ou permanecer nos estádios com qualquer material ou vestimenta que os identifique como membros da torcida.

O TAC foi assinado, no auditório da Promotoria de Justiça de Patos, pelas torcidas organizadas Mancha Azul do Trovão (Cajazeiras); Comando Alviverde, Naça Chopp, Bravos do Canário e Torcida Jovem do Pato (Patos) e Força Alviverde (Sousa).

O documento - que também foi assinado pela PM e pelos promotores de Justiça de Patos, Sousa e Cajazeiras, que atuam na defesa do consumidor, Vanessa Pistelli, Manoel Alencar e Simone Lima, respectivamente - segue o mesmo teor do TAC celebrado com as torcidas organizadas da região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande, nos meses de agosto e de setembro.

São detalhados, em 34 cláusulas, o objeto do Ajustamento de Conduta, que é o cadastro das torcidas, as obrigações dos compromissários, a importância da cultura de paz nos estádios, as condições para a entrada com instrumentos musicais (charangas), o papel da Polícia Militar no acordo firmado e a apuração das penalidades, além de outras disposições.

Os representantes das torcidas também participaram de uma capacitação promovida por representante da PM sobre o Sistema de Apoio ao Cidadão, plataforma digital, na qual deverá ser realizado o cadastro eletrônico dos membros/associados de todas as torcidas organizadas do Estado da Paraíba.

Ciclo de reuniões

O ciclo de reuniões promovido pelo MPPB com representantes das torcidas organizadas atuantes no Estado teve o apoio e participação da PM e de representantes da Federação Paraibana de Futebol. O trabalho foi iniciado em agosto, em João Pessoa, com as torcidas organizadas do Botafogo e Auto Esporte. Na ocasião, participou do evento o diretor-regional do MP-Procon, o promotor de Justiça de Campina Grande, Sócrates Agra.

No início de setembro, foi a vez das torcidas organizadas do Treze e Campinense conhecerem o sistema desenvolvido pela PM para o cadastramento de seus integrantes e celebrarem o TAC, o que aconteceu na sede da Promotoria de Justiça de Campina Grande. O TAC foi assinado pelo promotor Sócrates Agra, que além de diretor-regional do MP-Procon é o promotor de Justiça que atua na defesa do consumidor na comarca. Nesta sexta-feira, o trabalho foi concluído com as torcidas dos times de Patos, Sousa e Cajazeiras, na sede da Promotoria de Justiça de Patos.

O promotor de Justiça Romualdo Tadeu explicou que o ciclo de reuniões realizado com as 22 torcidas organizadas teve por objetivo a execução da Política Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, em parceria com órgãos de segurança pública, para garantir o cumprimento da Lei Federal 14.597/23 (“Lei Geral do Esporte”) e a segurança e a cultura da paz nos eventos esportivos.

Confira as torcidas organizadas que assinaram o TAC:

# Em João Pessoa (clubes: Botafogo e Auto Esporte):

1. Setor 31 - A Barra Alvinegra;

2. Fúria Independente do Botafogo;

3. Torcida Jovem do Botafogo;

4. Associação BotaChop Paraíba;

5. Torcidas Roots 1931;

6. Ultras 1936;

7. Império Alvinegro;

8. Torcida Belo Rasta Associação.

# Em Campina Grande (clubes: Treze e Campinense):

9. Tocha;

10. Tora

11. Jovem do Galo

12. Facção Jovem

13. Loucos pelo 13

14. Mesa 13

15. Galo Maníacos

16. Tropa RCL

# Em Patos (clubes: Atlético de Cajazeiras, Nacional Atlético Clube, Esporte Clube de Patos e Sousa Esporte Clube):

17. Mancha Azul do Trovão

18. Comando Alviverde

19. Naça Chopp

20. Bravos do Canário

21. Torcida Jovem do Pato

22. Torcida Força Alviverde


Por ClickPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Torcidas organizadas da Paraíba assinam TAC do Ministério Público por segurança nos estádios Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco