Dois torcedores suecos foram baleados próximos ao local do jogo entre Bélgica e Suécia; Atirador ainda não foi apreendido
O jogo entre Bélgica e Suécia nesta segunda-feira (16), válido pela oitava rodada das Eliminatórias para Eurocopa de 2024, foi suspenso após a morte de dois torcedores suecos em um ataque a tiros nas proximidades do Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas. A partida foi interrompida no intervalo, quando o placar era de 1 a 1.
Os assassinatos aconteceram antes da bola rolar e cerca de seis quilômetros de distância do estádio. Em vídeo que viralizou nas redes sociais, um homem de casaco laranja aparece descendo de uma moto no centro de Bruxelas e disparando contra duas pessoas, que tentam se abrigar em um prédio. O atirador ainda não foi apreendido.
— Após um possível ataque terrorista em Bruxelas esta noite, foi decidido, após consultas às duas equipes e às autoridades policiais locais, que o jogo das Eliminatórias para a Euro 2024 entre Bélgica e Suécia foi suspenso. Novas informações serão dadas no devido momento — informou a Uefa em nota oficial.
A Bélgica já está garantida na Eurocopa do ano que vem, estando na liderança do Grupo F das Eliminatórias com 16 pontos em seis jogos. Já a Suécia não tem mais chance de classificação via o torneio eliminatório e torce por uma vaga nos playoffs para seguir sonhando em participar da competição de seleções mais importante da Uefa.
Suécia se recusa a voltar do intervalo, e tensão toma conta do estádio
Até o intervalo, Bélgica e Suécia faziam uma partida comum. Viktor Gyokeres abriu o placar para os visitantes, enquanto Romeulu Lukaku deixou tudo igual em cobrança de pênalti. O clima começou a mudar com a demora das equipes para voltarem dos vestiários, que indicava algo de errado.
Segundo a mídia internacional, os jogadores das duas seleções decidiram não retornar ao gramado depois de tomarem conhecimento do atentado. A informação da decisão conjunta foi confirmada por Fredrik Reinfeldt, presidente da Associação Sueca de Futebol.
A notícia das mortes também chegou até as arquibancadas, e a tensão se instaurou no Estádio Rei Balduíno. Os torcedores foram orientados a permanecerem no local por razões de segurança, já que o atirador permanece à solta.
Bélgica em alerta máximo de terrorismo
Minutos depois da seleção belga confirmar a suspensão da partida nas redes sociais, o governo do país elevou o seu alerta de terrorismo ao mais alto nível. O motivo foi um vídeo publicado nas redes sociais por um homem identificado como Abdesalem Al Guilani, no qual ele alega ser o responsável pelos assassinatos e pertencer ao Estado Islâmico. Ele afirma ter baleado três pessoas, mas a polícia local confirmou duas mortes de torcedores suecos.
Alexander de Croo, primeiro-ministro da Bélgica, confirmou a nacionalidade das vítimas e disse ter contatado o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, para prestas condolências. As seleções belga e sueca também lamentaram publicamente o ocorrido.
— Eu acabei de oferecer ao primeiro0ministro da Suécia minhas sinceras condolências após o angustiante ataque desta noite contra cidadãos suecos em Bruxelas. Nossos pensamentos estão com as famílias e amigos que perderam seus entes amados. Como parceiros próximos, a luta contra o terrorismo é uma só — declarou o primeiro-ministro belga.
Por Trivela
0 commentarios:
Postar um comentário