Após a Data Fifa, o Botafogo vai ter 12 jogos para confirmar o título do Brasileiro. E, para isso, conta com a união entre o agora efetivado Lúcio Flávio e os jogadores
O Botafogo definiu que Lúcio Flávio será o técnico do time até pelo menos o fim do Campeonato Brasileiro. E agora, com o treinador efetivado, o clube começa praticamente uma contagem regressiva para buscar o tão sonhado título da competição, que o Glorioso não conquista há 28 anos. Caberá a Lúcio Flávio, com o ídolo Joel Carli como auxiliar, comandar o time nas últimas 13 rodadas da Brasileirão.
Depois da saída de Bruno Lage, há duas semanas, o Botafogo já havia definido que Lúcio Flávio seria o técnico interino e teria tempo para mostrar serviço. O clube já não negociava e nem sequer sondava algum outro treinador. A ideia era dar tem para que o ex-auxiliar técnico pudesse trabalhar com o elenco e tentar fazer o Botafogo voltar a vencer e jogar bem.
A boa vitória sobre o Fluminense, no Maracanã, e as duas semanas de trabalho foram suficientes para fazerem a diretoria do Botafogo manter e reforçar a confiança em Lúcio Flávio. Com uma aposta no “menos é mais” e contando com o apoio do elenco, que tem boa relação com o agora treinador, o Botafogo vai para a reta final do Brasileirão tentando voltar a repetir o que o time fez no primeiro turno, quando conquistou incríveis 47 pontos.
Desde a demissão de Bruno Lage, Lúcio Flávio era tido como um potencial treinador para o time. No clube desde 2020, ele trabalha com o elenco profissional desde o começo da temporada e, após a saída de Luís Castro, em junho, o ex-jogador passou a integrar a comissão técnica permanente do clube.
Com bom conhecimento do elenco, ele foi importante em dois períodos de transição. Primeiro, de Luís Castro para Cláudio Caçapa. E, depois de Caçapa para Bruno Lage. Agora, com o martelo batido pela direção do clube, Lúcio Flávio vai tentar comandar a equipe na busca pelo título do Brasileiro.
O que o Botafogo precisa para ser campeão do Brasileiro?
Depois do melhor primeiro turno da história do Campeonato Brasileiro neste atual formato, com 20 clubes e por pontos corridos, o Botafogo viveu um momento de instabilidade, que culminou com a demissão de Bruno Lage. Ainda assim, com a vitória sobre o Fluminense, o Glorioso voltou a abrir nove pontos sobre o segundo colocado. Hoje, o Botafogo tem 55 pontos, enquanto o Red Bull Bragantino tem 46.
No Brasileirão, o “número mágico” para ser campeão é 75 pontos. Isto porquê nunca um vice-campeão passou dos 74 pontos. Para o Botafogo chegar nesta pontuação, precisaria de mais 20 pontos nas últimas 12 rodadas, o que representa um aproveitamento de 55% – menos, por exemplo, do que tem o Flamengo, atual quinto colocado. Este número também está abaixo dos 70% de aproveitamento que o Glorioso tem atualmente.
Para conseguir os 20 pontos, o Botafogo precisaria, por exemplo, de seis vitórias e dois empates. Para, por exemplo, o Red Bull Bragantino, principal adversário neste momento, chegar nos 75 pontos, o time paulista precisaria fazer 29 pontos em 36 possíveis – ou seja, ter um aproveitamento de 80,5% nas últimas 12 rodadas. Além, é claro, de ter que torcer por uma queda brusca de rendimento do Botafogo.
De acordo com o grupo do Departamento de Matemática da UFMG que estuda estatísticas no futebol, o clube que atingir 75 pontos tem 99,5% de chances de ficar com a taça do Brasileiro neste ano. Ainda segundo os matemáticos, o Glorioso tem 87% de chances de ser campeão.
Outra pontuação que pode ser levada em consideração pelo Botafogo é a de 78 pontos. Nas 20 edições do Brasileiro de pontos corridos, a pontuação média dos times campeões foi de 77,8 pontos. Assim, o time de Lúcio Flávio precisaria conquistar 23 dos últimos 36 pontos em disputa na competição.
Por Trivela
0 commentarios:
Postar um comentário