Fluminense e Corinthians fizeram partida quente com tempos muito distintos e acabaram em empate que não satisfez ninguém
Em noite de festa e estreia de camisa no Maracanã nesta quinta-feira (19), Fluminense e Corinthians proporcionaram aos torcedores que estiveram no estádio um jogo movimentado e quente dentro do gramado. Prova disso foi o placar da partida: 3 a 3.
Mas ainda que o resultado seja de um número alto de bolas na rede, ele reflete muito o que foi a partida tanto do primeiro tempo, quanto no segundo: as duas equipes oscilaram dando espaço para o adversário balançar a redes nas melhores oportunidades.
Com esse resultado, o Fluminense ocupa a nona colocação na tabela, com 42 pontos. Já o Corinthians vê a oportunidade de garantir três pontos escapar pelas mãos, e continua na mesma posição, a dois pontos da zona de rebaixamento
Fluminense começa mal, e Corinthians abre placar
Seja por falta de concentração ou erros técnicos, o Fluminense começou mal demais o jogo no Maracanã. Mesmo sem fazer partida brilhante, o Corinthians aproveitou. Bastou fazer o feijão com arroz, que por vezes parece impossível para o Tricolor.
Na primeira chance que teve de ganhar o campo em transição, o Timão aproveitou a recomposição lenta do Flu pela direita para abrir o placar. Maycon acelerou após falha de Marcelo, viu Yuri Alberto se desmarcar, aproveitou que Marlon marcou a bola e achou o camisa 9, que encobriu Fábio para tirar o zero do marcador aos 10 minutos.
O gol, entretanto, fez o Fluminense acordar. Com a bola no pé, o time de Fernando Diniz era senhor do jogo e rondava a área corintiana. Até que Lima recebeu de Cano na área, aos 21, bateu forte, fez um golaço e empatou o jogo no Maracanã. Dois minutos depois, o Flu armou boa jogada e Ganso ficou livre de frente para o gol, mas bateu fraco e Cássio salvou o Corinthians.
Erros repetidos do Fluminense deixam Corinthians em vantagem
O que parecia ser um momento de virada para o Tricolor, entretanto, acabou virando pesadelo. Cinco minutos depois, Marcelo recebeu a bola na cobertura e errou passe. Maycon, de novo, acelerou e passou para Yuri Alberto, que deslocou Fábio para virar o jogo.
E o que já era ruim, ficou pior logo depois. Em mais um contra-ataque do Corinthians, Marlon cometeu pênalti em Ruan. Fábio Santos não perdoou e o Corinthians, que tinha três gols nos últimos quatro jogos, marcou seu terceiro em 30 minutos no Maracanã. A torcida do Fluminense, revoltada, passou a vaiar Marcelo, Marlon e Ganso. Não adiantou. O Tricolor sentiu a igualdade e foi pior.
Quando teve alguma chance, entretanto, o VAR, capitaneado por Rafael Traci, ignorou pênalti em Samuel Xavier. O clima não era bom para o Fluminense, que foi para o intervalo sob forte reclamação da torcida.
Fluminense volta melhor e empata o jogo
Já com André na zaga, como costuma fazer Fernando Diniz quando sua equipe não vai vencendo para o intervalo, o Fluminense voltou melhor. Substituto de Felipe Melo, Arias criou outra opção pela direita e Lima, recuado, participava mais da criação ao lado de Ganso.
O Flu passou a ter o domínio do jogo e não demorou a diminuir. Em mais um golaço na noite, Lima matou a bola no rebote, driblou Maycon e mandou um foguete no ângulo de Cássio, aos 10 minutos. A partida virou ataque contra defesa, e o Corinthians dependia de Cássio, fazendo cera para ganhar tempo, e Gil, tirando todas de cabeça.
Os paulistas pouco ficavam com a bola, mas aí, o árbitro Paulo César Zanovelli, que não coibiu o antijogo, começou a irritar os tricolores, já afetados pelo placar. No banco, Thiago Santos e Felipe Melo foram expulsos por reclamação. Mal na parte técnica, o árbitro foi quem mais atrapalhou o bom jogo no Maracanã.
Mesmo com a péssima atuação do árbitro e toda a cera do Corinthians, a bola fez o seu trabalho e puniu o antijogo. Aos 37, Ganso mostrou do que gênios são feitos e achou uma bola magistral para Arias, que invadiu a área e bateu forte, cruzado, para vencer Cássio e empatar o jogo. Era o castigo ao Timão, que trocou o “saber sofrer” por “torcer para o jogo acabar”.
Postura do Corinthians surpreende no primeiro tempo
O Corinthians teve a chance para encerrar o jejum de três meses sem conseguir vencer fora de casa, mas não foi o que aconteceu, já que na segunda etapa não conseguir um ataque e extremamente pressionado levou o empate, e só escapou da virada graças as ótimas defesas do goleiro Cássio.
Há muito tempo o torcedor corinthiano não acompanhava uma partida assim, e tanto há postura, quanto a organização tática do Corinthians chamaram a atenção durante a partida, principalmente no primeiro tempo, onde a equipe pressionou o Fluminense, forçando o erro da equipe tricolor e conseguindo boas jogadas a partir deles, dois dos três gols do Timão saíram assim. Outro ponto a se ressaltar é a organização do Timão, um simples e prático 4-4-2, que teve efeito positivo, proporcionando bons ataques ofensivos em rapidez pelos lados, mas isso não durou muito tempo.
Corinthians voltou diferente do intervalo e caiu na pressão do Fluminense
E apesar da mudança de postura dos últimos jogos, depois do intervalo o Corinthians não conseguiu passar do meio de campo, teve dificuldades e foi pressionado durante todo o segundo tempo, e mesmo com as mudanças feitas por Mano Menezes, sem conseguir chegar uma única vez com efetividade, e principalmente sem levar nenhum tipo de perigo ao goleiro Fábio. As dificuldades continuaram e a virada só não aconteceu porque Cássio esteve presente nas principais defesas do jogo.
A mudança do futebol alvinegra dos últimos meses sob o comando de Luxemburgo e agora com mesmo de um mês com Mano Menezes é nítida, mas ainda há coisas para arrumar e ajustar dentro do time, mas a marcação e a diminuição de erros do Corinthians já mostram o mesmo problema que outros treinadores tiveram: a escassez do banco de reservas.
Próximos jogos do Fluminense
- Red Bull Bragantino x Fluminense – Campeonato Brasileiro – domingo, 22 de outubro, às 18h30 (horário de Brasília)
- Fluminense x Goiás — Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 25 de outubro, às 19 horas (horário de Brasília)
- Atlético-MG x Fluminense — Campeonato Brasileiro – sábado, 28 de outubro, ainda sem horário definido
Próximos jogos do Corinthians
- Corinthians x América-MG – Campeonato Brasileiro – sábado, 21 de outubro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília)
- Cuiabá x Corinthians – Campeonato Brasileiro – terça-feira, 24 de outubro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília)
- Corinthians x Santos – Campeonato Brasileiro – sábado, 28 de outubro de 2023, sem horário definido
- Por Trivela
0 commentarios:
Postar um comentário