Tecnologia do Blogger.
18.10.23

Marinha recolhe amostras de óleo em praias de Cabedelo e laudo deve sair em até 30 dias

 Entre agosto de 2019 e março de 2020, muitas manchas de óleo que apareceram em centenas de praias brasileiras e vieram de um petroleiro grego.

A Marinha recolheu amostras das novas manchas de óleo encontradas nas areias das praias de Ponta de Campina e Intermares, em Cabedelo, na manhã desta terça-feira (17) . A informação foi passada pelo secretário de Meio Ambiente do município, Francisco Urtiga. Segundo a Capitania dos Portos, a previsão é que o resultado da análise saia em até 30 dias.

"Foram encontradas gotículas de óleo nas praias de Ponta de Campina e Intermares. Avisamos à Capitania dos Portos e foram recolhidas amostras para enviar ao laboratório no Rio de Janeiro. Constataram que foram gotículas pequenas e líquidas, difíceis de recolher, com  pelo menos um ou dois milímetros. Nós também mandamos uma equipe recolher esses resíduos de óleo, vamos acumular para um futuro destino. Os órgãos ambientais municipais e estaduais foram avisados e vamos continuar monitorando", afirmou o secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga.

A Capitania dos Portos informou que as amostras colhidas nas duas praias de Cabedelo serão enviadas ao laboratório do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (18), e o resultado da análise deve sair em até 30 dias. 

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), informa que tomou conhecimento, na manhã do dia 17 (terça-feira), do aparecimento de vestígios de óleo nas praias de Intermares e Ponta de Campina, município de Cabedelo. Uma equipe de Incidente de Poluíção Hídrica da CPPB foi até o local e realizou a coleta de amostras do material. As amostras serão encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) para análise. Diariamente, a CPPB realiza ações de Inspeção Naval e monitoramento em prol da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica causadas por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

A recomendação das autoridades para quem tiver contato com o óleo é lavar a pele com água e sabão neutro em abundância. Para os olhos, a indicação é o uso de soro fisiológico. Pessoas que estão trabalhando na limpeza de animais e de praias devem usar equipamentos de proteção, como luvas e roupas protetoras.

Entre agosto de 2019 e março de 2020, muitas manchas de óleo que apareceram em centenas de praias brasileiras e vieram de um petroleiro grego. Segundo a PF, foram encontradas manchas de óleo em mais de mil localidades, em 11 estados litorâneos.2 de dez. de 2021

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Marinha recolhe amostras de óleo em praias de Cabedelo e laudo deve sair em até 30 dias Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco