Classificada de maneira antecipada para Euro, Escócia leva empate no fim e fecha Eliminatórias na vice-liderança do Grupo A
Escócia e Noruega mediram forças neste domingo (19) em um jogo que parecia final de campeonato. Mas a verdade é que não valia muita coisa para ambas as equipes. No Estádio Hampden Park (Glasgow), as seleções protagonizaram duelo movimentado e empataram em 3 a 3. A partida, válida pela oitava e última rodada do Grupo A das Eliminatórias da Euro 2024, colocou frente a frente dois times que já haviam definido seus destinos no torneio classificatório.
Com o empate, a Escócia, que já tinha garantido classificação antecipada rumo a Euro, foi a 17 pontos e terminou as Eliminatórias na vice-liderança do Grupo A, atrás da Espanha. A Noruega, por sua vez, se manteve na terceira colocação, com 11. A seleção de Haaland (fora por causa de uma lesão) e Ödegaard entrou em campo eliminada, pois não tinha chances matemáticas de classificação e nem mesmo de disputar a repescagem.
2 a 2 no placar ilustra o quão insano foi o primeiro tempo de Escócia x Noruega
Eliminada matematicamente, a Noruega não tinha nada a perder na partida e resolveu partir para cima após o pontapé inicial. Com dois minutos de jogo, em cruzamento de Julian Ryerson, Jørgen Larsen disputou no alto com a zaga escocesa e a bola ficou oferecida para Aron Dønnum, que teve tempo de dominar e fuzilar o gol de Zander Clark: 1 a 0.
A resposta dos donos da casa foi imediata. Com 10′ no relógio, McGregor arriscou finalização de fora da área e a bola explodiu na mão de Dønnum dentro da área. O árbitro não titubeou e marcou o pênalti no ato. Na cobrança, McGinn deslocou o goleiro e deixou tudo igual. Mas engana-se quem acha que a Escócia cresceu de produção após o empate. Pelo contrário. A Noruega não se abateu com o tento e voltou a castigar os mandantes.
Aos 19′, Ryerson foi acionado no lado direito, cruzou para o meio da área, contou com desvio providencial no meio do caminho e achou Larsen, que desviou sutilmente e recolocou os noruegueses na frente. Mas não por muito tempo, já que logo tudo voltou a ficar igual no marcador. Em cobrança de escanteio, Leo Østigård tocou contra a própria meta e carimbou o 2 a 2.
Escócia consegue virada com Armstrong, mas Noruega arranca empate no fim
Equilíbrio seguiu sendo a tônica da partida. Marcação forte, disputas de sair faísca e muita chuva em Glasgow. Assim foi o cenário de Escócia x Noruega no segundo tempo. Aos 12′, Dønnum recebeu pelo lado esquerdo, gingou para cima da marcação e arrematou, mas parou em Clark, que defendeu sem dar rebote. No lance seguinte, uma linda triangulação de McGinn e Stuart Armstrong decretou a virada dos escoceses. O camisa 17 (Armstrong) finalizou consciente, no cantinho, sem chances para o goleiro Egil Selvik.
Atrás no placar pela primeira vez na partida, a Noruega se viu pressionada e batalhou em busca do empate. E conseguiu. Aos 41′, Ryerson colocou na cabeça de Elyounoussi que, livre, testou firme para estufar as redes.
Estatísticas de Escócia 3 x 3 Noruega – Eliminatórias Euro 2024
- Posse de bola: 49% x 51%
- Faltas: 14 x 20
- Chutes: 9 x 13
- Chutes no gol: 2 x 7
0 commentarios:
Postar um comentário