Bancada conta com 122 deputados federais, que se autodeclararam pretos ou pardos nas eleições de 2022. Ela foi criada após aprovação do Projeto de Resolução 116/23, proposto por Damião Feliciano e Talíria Petrone.
O deputado federal paraibano Damião Feliciano (União Brasil) foi escolhido como o coordenador geral da bancada Negra na Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (20), no Dia da Consciência Negra.
A bancada conta com 122 deputados federais, que se autodeclararam pretos ou pardos nas eleições de 2022. A bancada foi criada após aprovação do Projeto de Resolução (PRC) 116/23, proposto por Damião Feliciano e Talíria Petrone.
Além de Damião Feliciano, também fazem parte da coordenação da bancada os seguintes deputados: Talíria Petrone (Psol) como 1ª vice-coordenadora; Benedita da Silva (PT) como 2ª vice-governadora; e Silvia Cristina (PL) como 3ª vice-coordenadora.
A bancada terá direito de votar na reunião de líderes em que o presidente da Câmara define a pauta de votações da Casa. Ela também terá fala garantida no Plenário semanalmente.
“A bancada negra não é da esquerda e nem da direita. Vai do PT ao PL. Há exatamente o retrato do povo brasileiro dentro dessa bancada. É um movimento plural e representativo. Ter a maior parte do povo brasileiro representada no colégio de líderes é fundamental para que essa casa tenha a cara, a origem, a cor e a identidade do povo, para que as matérias votadas tenham relação com as demandas reais da sociedade”, afirmou Damião Feliciano.
0 commentarios:
Postar um comentário