Mesmo jogando na Vila Belmiro, Santos só conseguiu finalizar duas vezes no gol do Cuiabá
Em uma noite sem inspiração ofensiva, o Santos não conseguiu superar o sistema defensivo do Cuiabá, na Vila Belmiro, e amargou um empate sem gols diante de 12 mil torcedores que compareceram ao estádio alvinegro nesta segunda-feira (6) para acompanhar o confronto pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Santos chegou aos 38 pontos e ganhou uma posição na tabela. Agora o Peixe é o 14º colocado. Porém, a distância para o Cruzeiro, primeiro time da zona de rebaixamento, caiu para um ponto. Além da equipe mineira, Vasco, que venceu o Botafogo, e Bahia também têm 37 pontos.
Mudança de esquema atrapalha a criatividade
Com apenas dois zagueiros à disposição, uma vez que Dodô tem sofrido com um desconforto no joelho esquerdo, o técnico Marcelo Fernandes precisou colocar o Santos no 4-3-3 com João Lucas, Messias, Joaquim e Kevyson formando a linha defensiva.
Mas, assim como já ocorria antes de o treinador adotar o 3-5-2 como formação ideal, o Santos voltou a sofrer com a criatividade no meio-campo. Apesar de ter Soteldo, Marcos Leonardo e Mendoza no ataque, o Peixe não ofereceu perigo para o goleiro Walter.
Bem posicionado no campo de defesa, coube a Cuiabá construir a melhor jogada de ataque da primeira etapa. Lançado em velocidade, aos 22 minutos, Clayson levou a melhor sobre a marcação de Messias, invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola saiu pelo direito da trave esquerda de João Paulo.
Messias e João Lucas mal e inseguros
As dificuldades ofensivas do Santos tiraram a paciência da torcida no primeiro tempo. Principalmente quando o Peixe tentava avançar pelo lado direito com o apoio de João Lucas, que, inseguro e errando sistematicamente, precisou conviver com as críticas dos torcedores.
A mesma impaciência pôde ser vista com o zagueiro Messias, que cometeu erros infantis no campo de defesa.
Lucas Lima e Mendoza saem no intervalo
Para tentar melhorar a criatividade no meio-campo e a efetividade no ataque, o técnico Marcelo Fernandes aproveitou o intervalo para mexer na equipe. O treinador sacou Lucas Lima e Mendoza para as entradas de Nonato e Maxi Silvera.
Assim que o sistema de som confirmou as mexidas, a torcida comemorou a saída de Mendoza.
Primeira boa chance aos 19 minutos do 2º tempo
Apesar das trocas no intervalo, o Santos conseguiu assustar o goleiro Walter aos 19 minutos do 2º tempo, quando Rincón aproveitou um vacilo de Deveyverson na entrada da área e roubou a bola. Na sequênca, o venezuelano emendou um chute rasteiro, que Walter encaixou no meio do gol.
A resposta do Cuiabá veio aos 27 minutos. Júnior Caiçara, que entrou no lugar de João Lucas, perdeu o tempo de bola e viu Derik Lacerda invadir a área com a bola dominada. Na saída de João Paulo, o atacante do Cuiabá finalizou, mas a bola saiu pela linha fundo.
Marcelo Fernandes recorre a Julio César Furch
Diante de um Soteldo pouco inspirado, Marcelo Fernandes resolveu, aos 30 minutos, decidiu apostar as suas fichas nas bolas aéreas à procura do Julio César Furch. O problema foi que o argentino não teve uma oportunidade sequer.
Os cruzamentos feitos pelo Santos facilmente cortados pelo sistema defensivo do Cuiabá, liderado pelo ótimo zagueiro Alan Empereur, que soube segurar o empate por 0 a 0
Estatísticas de Santos x Cuiabá
Finalizações no gol
Santos 2 x 0 Cuiabá
Posse de bola
Santos 61% x 39% Cuiabá
Escanteios
Santos 4 x4 Cuiabá
Próximos jogos do Santos
9/11 – Goiás x Santos – 19 horas (horário de Brasília) – Hailé Pinheiro
12/11 – Santos x São Paulo – 18h30 (horário de Brasília) – Vila Belmiro
25/11 – Botafogo x Santos – horário a definir – Nilton Santos
Próximos jogos do Cuiabá
9/11 – Bahia x Cuiabá – 20 horas (horário de Brasília), Arena Fonte Nova
12/11 – Cuiabá x Fortaleza – 18h30 (horário de Brasília), Arena Pantanal
25/11 – São Paulo x Cuiabá – horário a definir – Morumbi
Por Trivela
0 commentarios:
Postar um comentário