Tecnologia do Blogger.
19.12.23

Ex-prefeito de Cacimba de Areia é condenado a devolver R$ 908 mil por uso de recibos falsos para pagar obras não realizadas

 Permanência na região do semiárido possibilita acesso a ações e recursos disponibilizados pela Sudene para empreendimentos que desejam se instalar na região.

Os municípios paraibanos de Borborema, Cuitegi, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Serraria e Sertãozinhos vão deixar de fazer parte da região do semiárido. A definição, feito pelo Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) iria acontecer este ano, mas foi adiada por conta dos efeitos do El Niño previstos para 2024, quando haverá uma nova avaliação do cenário. 

No total, 50 municípios de todo o Nordeste vão ser excluídos do semiárido. A Sudene justificou que a motivação para a exclusão foi feita em 2021 após análises técnicas e científicas que seguiram padrões recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (WMO). Veja os critérios abaixo para um município ser considerado do semiárido:

  • Índice de Aridez de Thornthwaite inferior ou igual a 0,50; 
  • Precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; 
  • Percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano.

O semiárido conta, atualmente, com 1.477 municípios. A região corresponde a 73% da área da Sudene e tem uma população estimada em 31 milhões de pessoas segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além da Paraíba, também devem perder municípios classificados como da região os seguintes estados: Alagoas (quatro); Bahia (quatro); Ceará (quatro); Minas Gerais (oito); Pernambuco (cinco); Piauí (um); Rio Grande do Norte (sete) e Sergipe (sete).

Aos municípios, a permanência na região do semiárido possibilita acesso a ações e recursos disponibilizados pela Sudene para empreendimentos que desejam se instalar na região.

Veja abaixo um mapa mostrando quais municípios paraibanos (em laranja) estão no semiárido:

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Ex-prefeito de Cacimba de Areia é condenado a devolver R$ 908 mil por uso de recibos falsos para pagar obras não realizadas Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco