O São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (28), a renovação do contrato do atacante Luciano. Pelo novo acordo, o camisa 10 tricolor ficará no clube até 2026. O atleta está no São Paulo desde 2020.
Luciano não foi tituar absoluto da equipe em 2023. Mas isso está longe de significar que ele não foi protagonista na temporada. No último Brasileirão, Luciano chegou a 201 jogos pelo clube.
Luciano pode ser chamado de “Rei dos Números” do São Paulo. Após balançar as redes contra o Flamengo, na última rodada do Brasileiro, o atacante chegou a 15 gols e foi o artilheiro do time na temporada.
Ele ainda distribuiu oito assistências para os companheiros. Ninguém participou de mais gols pelo Tricolor ao longo do ano do que o camisa 10, jogador de linha que mais atuou, com 65 jogos. Ao todo, 23 dos 91 gols marcados pela equipe passaram por seus pés.
Luciano em 2023
- 65 jogos (jogador de linha que mais atuou)
- 15 gols (artilheiro)
- 8 assistências (vice)
- 23 participações em gols (líder do elenco)
Não é à toa que Dorival Júnior o considera um titular da equipe, mesmo que ele tenha ficado no banco nos dois jogos da final da Copa do Brasil. Minutos após a conquista, o camisa 10 fez questão de pegar o microfone para elogiar o treinador enquanto os companheiros davam o banho de gelo tradicional no técnico. Instantes depois, o técnico devolveu os elogios ao citar o caráter e o comprometimento do atacante.
Faltou citar o protagonismo, mas disso, os números se encarregam. Desde o título, aliás, Luciano é o artilheiro isolado da equipe. O atacante marcou cinco dos 12 gols do São Paulo nos 15 jogos após a final contra o Flamengo.
– Ele sabe da importância de tudo que realizou desde a minha chegada aqui dentro. Para mim, é titular da minha equipe. Ele não precisa iniciar toda partida para ser considerado titular. Luciano, quando entrou, foi decisivo mais uma vez. É isso que nós queremos, que o jogador se sinta preparado para momentos importantes e decisivos, e que marque presença. Temos um elenco que proporciona isso, estou jogando com peças dependendo da necessidade, do adversário – disse Dorival em entrevista recente.
Protagonista
Entra ano, sai ano, e Luciano mantém seu papel de referência no elenco. Tamanho é o protagonismo, que ele deu até sobrevida a uma história que parecia bem perto do fim. No início de novembro, Luciano saiu do banco de reservas e marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, pela 31ª rodada do Brasileirão.
Mas o que chamou atenção foi o que veio após o atacante balançar as redes. Luciano correu para o comemorar o gol e de repente parou, com semblante sério. Só voltou a sorrir depois que os companheiros se aproximaram para celebrar. Mais tarde, o camisa 10 preferiu não conceder entrevista à transmissão do Premiere na saída de campo.
A informação apurada pela Trivela na época era de que a saída do atacante nunca havia parecido tão próxima. A avaliação era de que o clube poderia faturar um bom valor com a negociação do atacante, além de abrir espaço na folha salarial com a transferência. No outro lado, Luciano entendia que o ciclo poderia estar perto do fim e se mostrava aberto a deixar o clube, mas desde que por uma proposta também vantajosa para ele. O São Paulo tinha recebido apenas sondagens pelo camisa 10 de equipes da Arábia Saudita.
Dorival Júnior contava muito com Luciano para 2024. No início do mês, A Trivela ouviu que o camisa 10 só deixaria o Tricolor em caso de uma proposta considerada irrecusável tanto para o clube quanto para o jogador.
0 commentarios:
Postar um comentário