Fluminense transforma sala de troféus em museu na sede social de Laranjeiras e destaca conquista da Libertadores de 2023
Em evento na sede social de Laranjeiras, o Fluminense inaugurou seu novo museu. Com boa parte das taças mais importantes conquistadas pelo clube, interatividade e participação da torcida, o espaço tem uma sala especial para a conquista da Libertadores de 2023.
Já há, inclusive, um espaço reservado para a Recopa Sul-Americana. O totem que o espera, na verdade, será rotativo, e irá expor sempre a última taça conquistada pelo clube. As grandes conquistas do Fluminense estão em um palco especial.
— Então, Fluminense não é só o campo, a bola, o título, o ídolo. Fluminense é tudo isso. Então, você tem nesse museu o Nelson Rodrigues, o Chico, a Betânia, enfim, tantos outros artistas aqui representados e também, além disso, as grandes conquistas nossas, a gente dá muita alegria. E não vai ser só passado, né, que museu remete ao passado, mas vocês vão pensar também em futuro, em estar mudando o tempo inteiro — afirmou Mario Bittencourt.
Na mesma sala, troféus de outras modalidades e conquistas de turnos estaduais, torneios menores e diferentes taças estão expostas em uma sala dourada, com parte do chão espelhado apontando para fotos dos times campeões.
Ídolos históricos do clube como Fred — hoje diretor de planejamento do clube — Romerito e Abel Braga estiveram presentes, bem como o goleiro Fábio e tricolores ilustres. Carlo Caiado, presidente da Câmara de Vereadores e Danielle Barros, secretária estadual de Cultura, também foram ao evento de inauguração do museu, que tem incentivos fiscais do estado do Rio de Janeiro.
Libertadores de 2023 tem sala especial em museu do Fluminense
A única taça separada das demais no novo museu do Fluminense é a da Libertadores de 2023. Considerada a grande conquista da história do clube, a competição e seu troféu estão em uma sala especial.
Todos os 42 jogadores campeões tem suas fotos e nomes expostos um a um em um salão espelhado e iluminado. No centro, a Taça Libertadores da América.
Uma antessala conta histórias da conquista, e expõe a ficha técnica de cada um dos jogos. O time campeão e todos os funcionários do departamento de futebol que participaram da conquista tem seus nomes gravados, de serventes, roupeiros e administrativos até o presidente Mário Bittencourt.
— Espero que seja transitório. Que nesse ano, a gente ganhe a Libertadores novamente, já passa a ser as duas maiores, e assim, o diante, porque o Fluminense é gigante e era uma injustiça histórica, como eu disse várias vezes, não ter essa taça aqui até 2023. Eu falei para os jogadores, essa semana, nós vamos para a décima Libertadores, e temos um título e duas finais. O Fluminense é um grande da Libertadores, assim, tem clubes que participaram muito mais vezes, e não têm esse retrospecto. Bom, esse ano a gente vai lutar para buscar, ganhar o campeonato, e é isso — afirmou Bittencourt.
Artistas e ilustres tricolores dividem espaços com a torcida do Fluminense
A participação do torcedor é o ponto alto do museu, que para além de seus ídolos, conquistas históricas e gols inesquecíveis, expõe também diversos torcedores comuns. As fotos de sócios estampam uma sala com alguns dos ídolos do Fluminense campeão da Libertadores em 2023.
As paredes iluminadas e douradas são decoradas com cerca de 14 mil fotos de torcedores em formato 7 cm x 7 cm, impressas de forma especial pelo Fluminense. Os torcedores podem colocar fotos suas ou de pessoas que quiserem homenagear. É permitida somente uma pessoa por foto, que passam por aprovação de uma equipe de curadores. A venda dos espaços será reaberta novamente para os torcedores em breve.
Em outro espaço, com vista para o campo das Laranjeiras, também estão expostas poesias e textos de artistas como Chico Buarque, Maria Bethânia, João Cabral de Melo Neto, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Manoel de Barros.
Há uma sala com 121 gols importantes do Fluminense e 45 maiores ídolos, além dos campeões da Libertadores 2023.
Funcionamento
- Terça a sexta-feira: das 10h às 18h
- Sábado, domingo e feriados: das 10h às 16h
- Segunda: fechado para manutenção
Preços
- Sócios: R$ 25
- Não-sócios: R$ 50
Por Trivela
0 commentarios:
Postar um comentário