Márcia Haçulak disse que prefeitura segue OMS e utiliza termo 'recuperado' em vez de 'curado', uma vez que estudos sobre reinfecções da Covid-19 continuam em andamento.
A secretária de Saúde, Márcia Haçulak, disse que a prefeitura está usando o termo "recuperado" em vez de "curado", seguindo o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto: Reprodução) |
Sete pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus, em Curitiba, se recuperaram da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O dado foi divulgado durante uma transmissão ao vivo, feita em rede social, nesta quarta-feira (25).
De acordo com a prefeitura, Curitiba tem 46 casos confirmados da Covid-19. O número é diferente dos 40 casos anunciados no boletim da Secretaria Estadual de Saúde, desta terça-feira (24).
A secretária de Saúde, Márcia Haçulak, disse que a prefeitura está usando o termo "recuperado" em vez de "curado", seguindo o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
"A gente não sabe se o paciente pode se reinfectar, há uma dúvida no mundo, não é só em Curitiba", afirmou.
A secretaria informou considerar recuperados pacientes que apresentam boas condições de saúde, sem sintomas respiratórios, ao fim dos 14 dias de isolamento recomendados.
Segundo a prefeitura, em 85% dos diagnósticos de coronavírus feitos em Curitiba os pacientes tiveram sintomas leves e foram orientados a ficar isolados em casa por duas semanas.
Não há mortes registradas na cidade por causa da doença.
A capital tem 210 casos suspeitos de coronavírus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Outros 185 casos que estavam sendo investigados já foram descartados.
A orientação da prefeitura é que as pessoas que estão com sintomas leves de infecções respiratórias evitem procurar por atendimento nas unidades de saúde e liguem para o telefone (41) 3350-9000.
0 commentarios:
Postar um comentário