Tecnologia do Blogger.
20.10.23

Maracanã, mas enxerga a mudança que procura no Corinthians

 LMano Menezes fala sobre pressão desnecessária sobre rebaixamento e perspectiva de vitória com o elenco do Corinthians

O Corinthians esteve a frente do placar durante todo o primeiro tempo da partida contra o Fluminense, nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro. O placar de 3 a 1 no intervalo até surpreendeu, já que a equipe alvinegra não balançava a rede tantas vezes assim desde 28 de julho, quando enfrentou o Vasco, em Itaquera.

Porém, a vantagem no marcador não durou muito, já que no segundo tempo, o Corinthians baixou as linhas, não conseguiu levar uma única vez perigo ao gol do arqueiro tricolor. Além disso, se viu pressionado no campo defensivo por um Fluminense insistente que não desistiu do jogo, buscou o empate e a virada, que só não veio porque Cássio, mais uma vez, fez defesas incríveis.

O empate não era o que Timão precisava para respirar mais aliviado na tabela, e deixar a vitória escapar colocou um gosto amargo para Mano Menezes:

— Como estivemos com 3 a 1 no placar, você fica com aquele gostinho de ter cedido uma vantagem que no futebol as equipes já mais estruturadas, mais maduras, não costumam ceder, né? Como é o Corinthians que eu pretendo que seja. Mas existem momentos na temporada, existem momentos de rendimento, existem momentos de confiança.

Com 10 dias de treinamento, mudança de postura e organização tática já foram vistas no Corinthians

Mano Menezes esta há menos de um mês no comando do Corinthians, mas apesar do pouco tempo de trabalho, as mudanças feitas pelo treinador já começaram a fazer efeito dentro do campo de jogo. A equipe alvinegra demonstrou organização tática em um simples 4-4-2, que fez efeito e trouxe uma postura de pressão que há muito tempo não se via no alvinegro.

O treinador fez questão de valorizar as mudanças que têm conseguido fazer em tão pouco tempo e reforçou a qualidade da equipe do Fluminense, que chegou à final da Libertadores, após conseguir uma virada no placar:

— Temos que considerar que jogamos contra uma equipe que é finalista de Libertadores, que faz isso aqui. Fez contra o River, fez contra o Internacional, fez contra todo mundo. Então, esse é o caminho que nós ainda temos que percorrer, mas saio com um sentimento muito bom com o comportamento da equipe na primeira parte, com a postura, com a ambição, e esse é o Corinthians que a gente quer daqui para frente durante os jogos. Pode ter certeza que, se continuarmos assim nesse nível que fizemos a boa parte do primeiro tempo, estamos de novo próximos a voltar a vencer, que é o que a gente quer no próximo jogo na nossa casa.

Alterações a partir do segundo tempo não surtiram efeito positivo, e o Corinthians se viu pressionado pelo Fluminense

Se no primeiro tempo o Timão dominou a partida, na segunda etapa foi completamente dominado pelo adversário, e coincidência ou não, a pressão do Fluminense começou depois da alteração do intervalo, em que Pedro saiu para a entrada de Romero. A sequência de mudanças feitas no decorrer do jogo tiveram efeito, mas não de forma positiva. E pior, deram mais espaço para o Tricolor carioca.

Para Mano Menezes, a pressão sofrida não foi somente pela troca de jogadores, mas também pelo desgaste de alguns que estavam correndo muito desde o começo da partida:

— Na verdade, nós fizemos uma mudança no intervalo que pode ser discutida sobre ter influenciado ou não a equipe. As outras, todas, nós já não tínhamos posse de bola. Elas foram feitas por desgaste físico, o Yuri já tinha se esforçado muito, corrido muito, o Renato entrou no lugar de Giuliano, que fez um jogo muito bom, mas que também não ia sustentar por muito mais tempo, é uma intensidade bastante grande, então nós optamos por aí. Como o Fluminense vinha muito pelas beiradas e não vinha pelo meio, a gente optou pelo Gustavo, também para segurar o lado. Se eles estivessem construindo por dentro, nós talvez teríamos colocado mais um meia para segurar por dentro.

Corinthians continua perto da zona de rebaixamento, mas Mano Menezes vê situação como resultado de sequência difícil de jogos 

São dois pontos de distância do primeiro colocado do Z4, o Santos, mas apesar de toda a pressão e o sinal de alerta ligado há muito tempo, principalmente no torcedor corinthiano, Mano Menezes “relevou” os resultados ruins e se respaldou na sequência complicada de jogos que o Corinthians teve nas últimas semanas depois as inúmeras trocas de comando:

— É uma pressão desnecessária. Nós temos que continuar pontuando do jeito que é necessário, a partir de agora não dá para olhar para trás o que ficou, ficou, e sequência da tabela era bem difícil. Desde que cheguei, jogou com São Paulo, no Morumbi, com Flamengo na nossa casa, e agora com o Fluminense no Maracanã. Se você olhar para trás vai ver que também se teve dificuldade no primeiro turno, então a gente analisa, o nível do adversário que a gente enfrenta.

— O que eu trabalho é com o rendimento, que é o que a gente pode interferir. E achei que o rendimento melhorou. É o rendimento que dá perspectiva para a gente voltar a vencer logo aí na frente.

Por Trivela

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Maracanã, mas enxerga a mudança que procura no Corinthians Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco