Com Marcos Leonardo decisivo novamente, Santos virou contra o Palmeiras na Arena Barueri
O Santos não teve mais posse, mais chutes ou mais passes certos. Mas aproveitou bem duas das suas poucas chances e venceu o Palmeiras de virada, fora de casa, na Arena Barueri: 2 a 1.
Além de tirar o Peixe da zona de rebaixamento – o time agora é 14º, com 30 pontos – o resultado impede que o Palmeiras comemore quatro anos sem perder para o Alvinegro da Vila Belmiro.
Já o Palmeiras, com 44, vê o líder Botafogo abrir 11 pontos e praticamente dá adeus à briga pelo título brasileiro.
Zé Rafael abriu o placar para o Verdão no fim do 1º tempo, mas Rincón rapidamente empatou – ambos de cabeça. Na segunda etapa, o Santos voltou muito melhor e virou com Marcos Leonardo.
Santos é corajoso e vira com autoridade
Com os cinco desfalques para esse compromisso (Dodô, Rodrigo Fernández, Lucas Lima, Soteldo, Mendoza), o Santos iniciou o clássico com uma postura claramente reativa. A ideia de Marcelo Fernandes era permanecer seguro defensivamente para explorar os contra-ataques ou chegar ao gol por meio de bolas paradas.
A estratégia funcionou em parte na primeira etapa. Sem a velocidade e habilidade de Soteldo, o Santos, quando tinha a bola nos pés, buscava sair para o jogo com bolas longas para Marcos Leonardo. O problema é que o camisa 9 do Peixe, um finalizador nato, não conseguiu dar sequência às investidas.
Ainda assim, três minutos depois de sofrer o gol, o Santos, por meio de um escanteio, chegou ao empate. Depois do cruzamento na área e do desvio na primeira trave, Tomás Rincón, por trás da defesa do Palmeiras, exatamente como ocorreu diante do Vasco, mandou para o fundo das redes e esfriou a empolgação palmeirense.
Após o intervalo, o Santos manteve a sua ideia de jogo. Mas para tentar melhor sorte, Marcelo Fernandes sacou Morelos e promoveu a estreia de Maxi Silvera. Posteriormente, entraram Camacho e Dodi nos lugares de Tomás Rincón e Nonato.
A estrela do treinador brilhou aos 25 minutos, quando Marcos Leonardo tabelou com Maxi Silvera e virou o jogo para o Peixe. Foi o 12º gol de Marcos Leonardo no Brasileirão. Mais tarde, Furch também foi a campo e teve boas chances de marcar, mas parou em Weverton.
Com o resultado, o Santos chega aos 30 pontos e sobe para a 14ª posição do campeonato.
Palmeiras começa com “time dos sonhos” e termina com pesadelo
Abel Ferreira escalou o Palmeiras com o time que a torcida gostaria de ter visto desde o início contra o Boca Juniors, com Kevin na ponta-esquerda e Endrick na direita. E, assim como no Allianz Parque, a formação sufocou o adversário.
Foram 14 chutes à meta de João Paulo na primeira etapa, com direito a duas boas defesas do goleiro santista em chutes de Kevin e uma bola no travessão, após uma bomba de Endrick. Se não fosse Rony atrapalhar e bloquear a bola que ia ao gol, aliás, Endrick teria aberto o placar logo aos 4 minutos.
O Palmeiras foi melhor em tudo, e sua movimentação chamou a atenção. Os dois laterais se entenderam bem com os dois pontas. Quem não vinha bem era Gabriel Menino, que chutou três vezes: duas sem direção, uma sem força. Mas, aos 43, ele se redimiu.
Kevin sofreu falta um pouco à frente da área, e Menino bateu bem, na direção do gol. No caminho, Zé Rafael desviou e abriu o placar. Teria sido o primeiro tempo perfeito, não fosse a desatenção em escanteio desviado por Joaquim no meio da área, que encontrou Rincón livre no segundo pau, para empatar.
No segundo tempo, o Santos melhorou e Abel resolveu radicalizar, trocando os três jogadoes de meio-campo e colocando Fabinho, Ríos e Jhon Jhon na partida. E o Palmeiras foi piorando rápida e gradativamente. Até levar a virada, aos 24 do 2º tempo, em lance bisonho da defesa verde, com gol de Marcos Leonardo.
Com um time bem alternativo, com direito a só ter Gómez como zagueiro de ofício a partir dos 31, o time se lançou ao ataque e terminou o jogo com López, Endrick, Rony, Jhon Jhon e Luis Guilherme em campo. Não adiantou. E se não fosse Weverton fazer duas boas defesas, teria perdido por mais.
Estatísticas de Palmeiras 1 x 2 Santos – Brasileirão 2023
- Posse de Bola: Palmeiras 70% x 30% Santos
- Finalizações: Palmeiras 23 X 12 Santos
- Finalizações certas: Palmeiras 6 x 10 Santos
- Faltas: Palmeiras 6 x 10 Santos
Próximos jogos do Palmeiras
- Palmeiras x Atlético-MG – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 19 de outubro, às 19h (horário de Brasília);
- Coritiba x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – domingo, 22 de outubro, às 18h30 (horário de Brasília);
- Palmeiras x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 25 de outubro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília).
Próximos jogos do Santos
- Santos x Red Bull Bragantino – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 19 de outubro de 2023, às 20h (horário de Brasília)
- Internacional x Santos – Campeonato Brasileiro – domingo, 22 de outubro de 2023, às 20h (horário de Brasília);
- Santos x Coritiba – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 25 de outubro de 2023, às 20h (horário de Brasília).
- Por Trivela
0 commentarios:
Postar um comentário