Família afirma que chegou a buscar atendido ao menos três vezes na rede pública
A SES-DF (Secretaria de Saúde do Distrito Federal) investiga a morte de Helena Alves, de 8 meses, por dengue e Covid-19. Além dos diagnósticos, o certificado de óbito, emitido no dia 29 de fevereiro, também cita que a criança teve uma parada cardíaca. A família da bebê procurou atendimento na rede pública por ao menos três vezes em unidades diferentes, mas foi instruída a ir para casa e observar a evolução do quadro. Helena foi enterrada no cemitério de Planaltina (DF), com homenagens de familiares e amigos.
A mãe de Helena, Gabriela Alves, conta que nenhum dos profissionais pediu o exame para a Covid-19. "Ela era a alegria da casa. [...] Não sei como estou em aqui", contou em uma entrevista para a RECORD.
A família registrou uma ocorrência na 16ª delegacia de polícia. Segundo a SES-DF, a comissão de investigação de óbitos da região de Saúde Norte apura o caso (veja pronunciamento na íntegra abaixo).
A Secretaria de Saúde informa que a paciente em questão passou pela triagem do Hospital Regional de Planaltina, onde recebeu classificação verde, de acordo com o protocolo de classificação de risco. O hospital, no momento do atendimento, estava em bandeira vermelha, ou seja, priorizando os casos mais graves, com risco de morte.
Do R7, em Brasília
0 commentarios:
Postar um comentário