O documento aponta que a Paraíba registrou 383 casos, distribuídos em 98 municípios das três macrorregiões de saúde. A Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacinação, em especial contra influenza que terá início na segunda-feira (18).
A Paraíba teve aumento de casos de síndromes respiratórias, tanto para os casos de hospitalização, quanto para os casos de síndrome gripal, no início deste mês de março em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Estado nesta quinta-feira (14), no Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios, com dados atualizados até o último dia 9.
O documento aponta que a Paraíba registrou 383 casos, distribuídos em 98 municípios das três macrorregiões de saúde. A Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacinação, em especial contra influenza que terá início na segunda-feira (18) para grupos prioritários. Para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), até a semana epidemiológica 10, entre 3 e 9 de março, 112 casos foram confirmados por exame RT-PCR.
O objetivo principal da vigilância sentinela da síndrome gripal é identificar os vírus respiratórios circulantes no estado. Já para os casos hospitalizados de SRAG, um dos objetivos do monitoramento é identificar e acompanhar a demanda de casos e de mortes para avaliar a assistência ofertada e recomendar as medidas necessárias.
A tendência é de crescimento de casos nos meses de abril e maio, período sazonal dos vírus respiratórios, segundo alerta da Secretaria de Saúde estadual. Dessa forma, a vacinação servirá de barreira de proteção neste período, principalmente para as crianças, os idosos e as gestantes, que são o grupo de maior vulnerabilidade para hospitalização.
Até o momento, não há identificação de óbitos por Influenza na Paraíba, ainda segundo dados do boletim divulgado.
A SES reforça que é importante evitar a transmissão desses vírus com cuidados como manter as mãos limpas, por meio da lavagem ou do uso de álcool em gel 70%, realizar etiqueta respiratória e utilizar máscara se estiver com sintomas gripais.
Por: ClickPB
0 commentarios:
Postar um comentário