Tecnologia do Blogger.
15.7.24

No dia em que Yamal superou Pelé, Espanha coroa campanha perfeita na Eurocopa com título mais do que merecido

 Em Berlim, La Roja contou com herói improvável para desbancar ingleses e se isolar como maior campeã da Euro

A Espanha é campeã da Eurocopa 2024. Com gol heroico de Oyarzabal, La Roja bateu a Inglaterra por 2 a 1, no Estádio Olímpico de Berlim, e conquistou seu quarto título europeu — se isolando como a maior vencedora do torneio.

Como de praxe nesta edição da Euro, Lamine Yamal quebrou mais um recorde e fez história na decisão. O camisa 19 da Espanha se tornou o jogador de futebol mais jovem a jogar a final de um grande torneio de seleções. 

O atacante do Barcelona ultrapassou ninguém mais ninguém menos do que Pelé, que entrou em campo na final da Copa do Mundo de 1958 com 17 anos e 249 dias. Lamine completou 17 no último sábado. 

O título espanhol é incontestável e coroa o excelente trabalho de Luis de la Fuente. Afinal, ninguém jogou mais bola que La Roja na Euro.

A finalíssima em Berlim foi a cereja do bolo. Diante de uma Inglaterra que vinha de classificações emocionantes, a Espanha fez aquilo que já se tornou seu mantra: dominou o adversário e mostrou resiliência e força mental.

Mesmo tendo sofrido um doloroso empate aos 28 minutos do segundo tempo, os espanhóis não ousaram entregar as pontas. Pelo contrário. Persistiram, pressionaram e castigaram. Venceu quem mais buscou o título.

De quebra, os espanhóis coroaram o que foi uma campanha perfeita na Alemanha. A seleção de Yamal, Nico Williams e Rodri — que foi eleito o melhor jogador da competição — eliminou ótimas seleções antes de erguer o troféu.

Croácia (semifinalista das últimas duas Copas), Itália (atual campeã europeia), Alemanha (dona da casa) e França (vice mundial em 2022) caíram frente à Espanha antes dos ingleses.

Estudo, cautela e um primeiro tempo sem grandes emoções

O prognóstico de antes da bola rolar se cumpriu. Com jogo propositivo, a Espanha teve mais posse e tentou ditar o ritmo da decisão desde o pontapé inicial. Em contrapartida, os ingleses adotaram postura agressiva na marcação e fecharam bem os espaços.

As estratégias estavam claras em Berlim. Enquanto La Roja trocava passes na intermediária ofensiva e buscava brechas na defesa adversária, a Inglaterra apostava em jogo reativo. Com linhas compactas, os Três Leões jogavam no erro do rival e exploravam os contra-ataques.

Cautela, aplicação tática, defesas sólidas e ataques inoperantes. O primeiro tempo de Espanha x Inglaterra foi marcado por muito estudo entre as seleções e poucas chances de gol para ambos os lados.

Apesar da soberania na posse de bola, La Roja não conseguiu furar o bloqueio defensivo inglês e sequer colocou Pickford para trabalhar. A equipe de Southgate, por sua vez, marcou bem, mas também não levou perigo no terço final de campo. O empate sem gols ilustrou perfeitamente os 45 minutos iniciais.

Disputa de bola entre Declan Rice e Dani Olmo
Disputa de bola entre Declan Rice e Dani Olmo (Foto: Icon Sport)

Em segundo tempo insano, Oyarzabal decreta título espanhol

Com um minuto de jogo no segundo tempo, as jovens estrelas espanholas apareceram e colocaram La Roja em vantagem. Acionado por Carvajal no corredor direito, Lamine Yamal tirou Guéhi do lance e rolou para Nico Williams na área. De primeira, o camisa 17 finalizou cruzado e venceu Pickford. Bela trama ofensiva e arremate perfeito.

Engana-se quem acha que o gol de Nico Williams “destravou” a Inglaterra de imediato. Não foi o que aconteceu. Mesmo atrás no placar, o time inglês seguiu “olhando” a Espanha jogar. Confortável em campo, La Roja se aproveitava de um adversário baqueado e confuso.

Aos poucos, entretanto, tal cenário foi mudando. A necessidade de correr atrás do prejuízo fez a Inglaterra adiantar suas linhas e tentar algo diferente no campo de ataque. E conseguiu.

Em contra-ataque veloz puxado por Saka, Bellingham recebeu de costas na área. O craque do Real Madrid fez o trabalho de pivô e escorou para Cole Palmer, que havia acabado de entrar no jogo. De primeira, o garoto prodígio do Chelsea acertou o cantinho de Unai Simón e deixou tudo igual na decisão.

Forte mentalmente, a Espanha não deixou se abater. La Roja colocou a bola no chão e voltou a pressionar os ingleses, que não suportaram. Oyarzabal completou cruzamento perfeito de Cucurella e decretou o título.

A Inglaterra ainda teve uma última chance. Em cobrança de escanteio, Declan Rice cabeceou e parou em Unai Simón. No rebote, Guéhi testou consciente e Dani Olmo tirou em cima da linha.

Junto de Nico Williams e Yamal, Oyarzabal comemora gol do título espanhol
Junto de Nico Williams e Yamal, Oyarzabal comemora gol do título espanhol (Foto: Icon Sport)

Lista atualizada de campeões da Eurocopa

  • Espanha – 4 títulos
  • Alemanha – 3 títulos
  • Itália – 2 títulos
  • França – 2 títulos
  • Rússia – 1 título
  • Portugal – 1 título
  • Holanda – 1 título
  • República Tcheca – 1 título
  • Grécia – 1 título
  • Dinamarca – 1 título

Por Trivela

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: No dia em que Yamal superou Pelé, Espanha coroa campanha perfeita na Eurocopa com título mais do que merecido Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco