SEGUNDA 20, JANEIRO 2025
Tecnologia do Blogger.
6.8.24

Informativo em Foco Quanto tempo você pode viver com Hepatite C não tratada?

 É possível que a hepatite C desapareça por conta própria?

Quanto tempo você pode viver com Hepatite C não tratada? -

A hepatite C é uma doença viral grave que afeta o fígado. Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas estejam infectadas em todo o mundo, mas como muitos indivíduos não apresentam sintomas, o número de casos não diagnosticados é provavelmente muito maior. Então, como a hepatite C afeta o corpo, de fato? Como se contrai o vírus, quais são os sintomas e existe tratamento? Nesta galeria, respondemos a essas perguntas e a muitas outras.

Clique aqui para saber tudo sobre a hepatite C.


O que é? -

A hepatite C é uma infecção viral que causa inflamação do fígado, danificando-o ao longo do tempo.


A hepatite C é comum? -

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas estejam infectadas com o vírus em todo o mundo, e que cerca de 1 milhão de novas infecções ocorram todos os anos.


Causas -

A hepatite C é causada por um vírus transmitido pelo contato com sangue. O contágio ocorre quando o sangue de uma pessoa infectada entra no corpo de uma pessoa não infectada.


Diferenças entre as hepatites A, B e C -

A hepatite A e B são causadas por outros vírus. A forma como são contraídas, como se espalham, bem como como são tratadas e prevenidas, diferem da hepatite C. Atualmente, existem vacinas para a hepatite A e B, mas não para a hepatite C.


Estágios da infecção por hepatite C: incubação -

Quando a pessoa contrai o vírus, ele passa por um período de incubação. Durante esse tempo, o vírus se replica no corpo até que o sistema imunológico reconheça a infecção e a ataque.


O período de incubação pode durar entre duas semanas a seis meses. É durante esse tempo que os sintomas começam a aparecer (se houverem).

Estágios da infecção por hepatite C: infecção aguda -

A hepatite C causa inflamação no fígado, mas sintomas como febre, que frequentemente ocorrem com outros tipos de infecções agudas, não estão presentes. Isso torna a doença difícil de detectar. Na verdade, estima-se que apenas cerca de 20% das pessoas apresentam sintomas.

 Aqueles que apresentam sintomas podem buscar tratamento imediato, que, nesta fase, inclui o uso de medicamentos antivirais. A fase de infecção aguda durar até três meses, e apenas uma pequena porcentagem de pessoas consegue se curar efetivamente durante esse período.


Estágios da infecção por hepatite C: infecção crônica -

A grande maioria das pessoas com hepatite C (cerca de 80%) desenvolve uma infecção a longo prazo. Isso significa que o fígado das pessoas com hepatite C está cronicamente inflamado e inchado, o que leva a danos no fígado.

A lesão hepática causada pela hepatite C pode levar à formação de cicatrizes, também conhecida como cirrose. A cirrose progride lentamente, mas pode ser agravada por outros fatores, como o consumo excessivo de álcool. A hepatite C crônica também pode levar ao câncer de fígado (como consequência da cirrose).


Como você contrai a hepatite C -

Como mencionado anteriormente, a hepatite C é contraída através do contato com o sangue de uma pessoa infectada. Compartilhar agulhas para o uso de drogas intravenosas é uma das principais causas de contágio.


Aqueles que trabalham na área da saúde estão mais expostos ao risco de contrair o vírus acidentalmente através do contato com agulhas ou outros objetos cortantes.


Compartilhar itens como lâminas de barbear ou até mesmo uma escova de dentes que entrou em contato com o sangue de uma pessoa infectada também é uma forma de contrair o vírus.


O uso de equipamentos de tatuagem e piercing não esterilizados também pode transmitir o vírus. Além disso, o contato s-xual desprotegido, onde há sangue presente, também é uma forma de contrair a hepatite C.


Grupos de risco -

As pessoas mais comumente afetadas pela hepatite C incluem usuários de drogas intravenosas, indivíduos com HIV, aqueles nascidos de uma mãe com hepatite C e pessoas que receberam transfusões de sangue nas décadas de 1970, 1980 e 1990.


Sintomas -

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, ou pode ter sinais gerais semelhantes aos da gripe que não as alertam para a possibilidade de algo mais sério. Esses sintomas podem incluir febre, fadiga, dores no corpo e perda de apetite.


No entanto, algumas pessoas desenvolvem sintomas de falência hepática aguda. Isso inclui icterícia (quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas), dor abdominal, náusea, vômito, xixi escuro e fezes de cor clara.


Sintomas de doença hepática avançada -

Enquanto algumas pessoas podem não desenvolver sintomas por anos, os efeitos da cirrose nas fases posteriores podem se manifestar após anos de danos.


Além dos sintomas mencionados, também podem incluir edema nos membros (acúmulo de líquido nos braços e pernas), ascite (acúmulo de líquido no abdômen) e perda de peso inexplicada.


Outros sintomas de doença hepática avançada incluem fácil formação de hematomas e sangramentos, coceira na pele, além de confusão e desorientação (encefalopatia hepática causada pelo acúmulo de toxinas).


Diagnóstico -

A hepatite C é diagnosticada por meio do exame de sangue 'Hepatite C Vírus Quantificação RNA'.


Exames adicionais -

Se a pessoa testar positivo para hepatite C crônica, outros exames provavelmente serão realizados para avaliar os danos no fígado, a exemplo de testes de função hepática no sangue, elastografia (um exame de imagem) e, em alguns casos, uma biópsia do fígado.


A hepatite C desaparece sozinha? -

Embora a hepatite C geralmente não se cure sozinha sem tratamento adequado, ocasionalmente isso pode acontecer. Isso é mais provável de ocorrer durante os estágios iniciais da infecção, quando o sistema imunológico começa a reagir.


Tratamento -

O tratamento para a hepatite C é feito com medicamentos antivirais (por exemplo, sofosbuvir e daclatasvir, entre outros). Os tipos de medicamentos e a duração do tratamento variam, dependendo da cepa do vírus.


Aqueles com hepatite C crônica e doença hepática avançada necessitam de monitoramento, pois estão em risco de insuficiência hepática. Nesse caso, a única cura seria um transplante de fígado.


Prevenção -

Não há uma maneira eficaz de prevenir a infecção por hepatite C, além de evitar o contato com sangue. Atualmente, não existe vacina contra a hepatite C.


Por quanto tempo você pode viver com hepatite C não tratada? -

A hepatite C afetará os indivíduos de maneira um pouco diferente, embora possa levar a danos extensos no fígado. Estima-se que cerca de 20% a 30% das pessoas infectadas pelo vírus desenvolverão cirrose dentro de 20 anos.


Hepatite C no mundo -

De acordo com a OMS, em 2022, foi estimado que 242.000 pessoas tenham morrido em decorrência da hepatite C. A cirrose e o carcinoma hepatocelular (câncer primário de fígado) foram as principais causas de morte.


O vírus está disseminado por todo o mundo. Cerca de 12 milhões de pessoas na região do Mediterrâneo Oriental estão cronicamente infectadas. Em seguida, estão 9 milhões na região do Sudeste Asiático, 9 milhões na Europa, 7 milhões na região do Pacífico Ocidental, 8 milhões na África e 5 milhões nas Américas.

Fontes: (WHO) (CDC) (Cleveland Clinic) (Mayo Clinic) (Medical News Today) (NHS).



Por: NotíciasaoMinuto


  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Quanto tempo você pode viver com Hepatite C não tratada? Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco